Nas categorias mais leves, Ana Sousa perdeu logo na estreia dos -52 kg, perante a finlandesa Anni Ikala (por waza-ari), enquanto Gonçalo Mansinho, nos -60 kg, também saiu derrotado no primeiro confronto, com o turco Sahin Ahmet Kaba (por ippon).

André Soares e Nuno Esteves, a competirem nos -66 kg, ainda realizaram duas idas ao “tatami”, com um registo de um triunfo e uma derrota, mas que não foi suficiente para os colocar na zona de repescagem.

Primeiro foi André Soares a ter um bom início, vencendo o sérvio Uros Kostadinovic por ippon, mas no despique seguinte bastaram 33 segundos para ser surpreendido, também pela pontuação máxima, pelo belga Kenneth Van Gansbeke.

Já Nuno Esteves, começou por derrotar o azeri Dilgam Aliyev, por ippon, mas perdeu com o polaco Grzegorz Lewinski, por waza-ari.

Nos Europeus de sub-23 de Judo, que decorrem até domingo em Tiumen, na Sibéria, a seleção portuguesa, acompanhada pelo técnico Michel Almeida, conta com uma comitiva de 12 judocas, mas somente dois convocados pela Federação Portuguesa de Judo.

Tiago Rodrigues (-90 kg) e Diogo Silva (+100 kg) foram os únicos judocas a ter os mínimos, estando os restantes em Tiumen a expensas próprias, com viagem até Munique, e garantia, da parte da organização, até àquela cidade russa.

No sábado, Portugal deverá ter em ação Joana Santos (-63 kg), Jorge Fernandes e Antoine Massart (ambos nos -73 kg), sendo que, para domingo, estão marcadas as categorias mais pesadas, com Tomás Costa (-81 kg), Célio Dias e Tiago Rodrigues (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Diogo Silva (+100 kg).