Uma semana depois de ser eliminado na ronda inicial do Estoril Open, onde defendia os pontos de quarto-finalista de 2010, Rui Machado regressou ao circuito "challenger" e às vitórias. Na estreia no Strabag Prague Open, Machado (102.º) derrotou o francês Nicolas Devilder (360.º), vindo do qualifying, pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-2, em duas horas e 13 minutos.

«Foi-me difícil entrar bem e a paragem devido à chuva, a 3-3, aumentou a dificuldade em encontrar o equilíbrio no meu jogo. Foi uma vitória muito positiva sobre um adversário experiente, em que consegui pôr em prática alguns aspectos que tenho vindo a trabalhar nos últimos tempos», disse Machado, após o encontro ficou marcado pelo elevado número de break-points (29), com Machado a aproveitar sete (em 16 oportunidades), contra apenas cinco do adversário.

Neste challenger de 85 mil euros, onde estão cinco jogadores do top 100, Machado é o sétimo mais cotado. Amanhã, nos courts de terra batida da capital checa, o número dois português no ranking mundial defronta o checo Lukas Rosol (153.º). Há dois anos, defrontaram-se na Grécia, também em terra batida, com Machado a vencer por 6-2, 7-5. Neste torneio, esteve também presente Gastão Elias (274.º), mas foi eliminado logo na ronda inicial do qualifying.

Em Espanha, João Sousa (237.º) estreia-se amanhã no XVIII Trofeu Ciutat de Balaguer, um "future" de 10 mil dólares onde é o primeiro cabeça de série.