A portuguesa Maria João Koehler foi afastada hoje na fase prévia do Open dos Estados Unidos, a quarta prova do Grand Slam de ténis da temporada, em que apenas competirá Rui Machado.

No encontro com a russa Alla Kudryavtesa, disputado esta noite em Flushing Meadows, Maria João Koelher cedeu em duas partidas, pelos parciais de 6-4 e 7-6 (5).

Koehler, 140.ª na classificação do circuito profissional mundial, esteve perto de obrigar a adversária a uma terceira partida, uma vez que liderou o "tie-break" por 5-2.

No entanto, nos seus dois serviços, a portuense, que acumulou 12 duplas faltas em todo o encontro contra apenas duas da opositora, consentiu que Kudryavtseva, 145.ª no mundo, recuperasse para 5-4.

No primeiro de dois saques da russa, Koehler ainda igualou 5-5, mas a oponente não permitiu mais veleidades à portuguesa e fechou o encontro logo com o primeiro "match-point" de que dispôs.

Com a eliminação de Koehler e de Larcher de Brito, igualmente hoje na segunda ronda, o quadro principal de singulares do Open dos Estados Unidos, não terá qualquer tenista portuguesa.

Rui Machado será o único representante do ténis português a jogar a edição de 2012 do torneio norte-americano do Grand Slam do ano, uma vez que também Frederico Gil, João Sousa, Gastão Elias e Pedro Sousa não foram além da primeira ronda da qualificação.

Com entrada direta no quadro principal de singulares, que começa a ser disputado na segunda-feira, Machado joga com o espanhol Fernando Verdasco na primeira ronda.