A tenista portuguesa Maria João Koehler voltou a subir no “ranking” feminino, que passou a ser liderado pela norte-americana Serena Williams, figurando hoje na 106.ª posição.
Tal como há três semanas, Koehler ficou novamente a seis lugares do “top-100”, igualando a melhor classificação de sempre.
No topo da hierarquia, Serena Williams desalojou a bielorussa Victoria Azarenka e com 31 anos e quatro meses passou a ser a mais velha líder da hierarquia do circuito feminino de sempre.
Comandante do “ranking” desde julho, Azarenka atribuiu a “coroa” à norte-americana, mas sem antes bater domingo Serena na final do torneio de Doha.
O acerto das contas da lista de hoje recolocou Serena Williams no topo da classificação, mas Azarenka esteve melhor na despedida como número um mundial, superiorizando-se domingo à norte-americana em três “sets”, pelos parciais de 7-6 (8-6), 2-6 e 6-3.
Em 13 frente a frente, esta foi apenas a segunda vitória de Azarenka sobre Serena Williams, que antes só tinha perdido com a bielorrussa na final do torneio de Miami de 2009.
Na lista masculina, o sérvio Novak Djokovic reforçou a liderança, já que o perseguidor direto, o suíço Roger Federer, perdeu os pontos conquistados o ano passado com o triunfo no torneio holandês de Roterdão.
Na edição de 2013, Federer foi afastado nos quartos de final. O argentino Juan Martin del Potro desforrou-se de 2012 e venceu pela primeira vez em Roterdão, mas mantém-se no sétimo posto da classificação mundial.
Entre os portugueses, João Sousa, que mereceu entrada para o quadro principal para o torneio de Buenos Aires, que começa hoje, continua no grupo dos 90 melhores, mais concretamente na 89.ª posição, a mesma da semana passada.