Arranca esta sexta-feira o campeonato de ténis de Cabo Verde. O evento que irá decorrer na ilha do Sal, em Santa Maria e Espargos, entre 10 a 12 de agosto, contará com 44 tenistas. Por falta de verbas, as mulheres só irão participar no escalão sénior.

São quatro equipas, representando as ilhas de São Vicente, Sal, Santo Antão e Santiago, cada uma com onze tenistas a competir em seis categorias diferentes: Sénior masculino e feminino, Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12.

Apenas no escalão sénior haverá campeonato feminino. Carlos Pereira, presidente da Federação Cabo-verdiana de Ténis, justifica esta situação pela falta de verbas: «Infelizmente, vamos ter participação de mulheres apenas na categoria sénior. Isto não por falta de atletas, mas por falta de dinheiro. É uma pena mesmo, porque a nível nacional temos excelentes jogadoras, mulheres com um bom nível de ténis», lamentou Carlos Pereira, a asemanaonline.

O dirigente está esperançado num bom campeonato, apesar de alguns percalços a nível da organização: «A cada ano que passa, temos estado a aumentar de nível, a qualidade do ténis é bem maior. Estamos a trabalhar para que tudo corra da melhor forma possível e possamos ter uma competição de alto nível. As expectativas são bastante boas e esperamos atingir todos os objetivos», disse o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Ténis.

O campeonato irá decorrer nas cidades de Espargos e Santa Maria, na ilha do Sal. Em Santa Maria, os jogos terão lugar no campo cedido pelo Hotel Morabeza. São dois campos para receber centenas de jogos. Haverá competições das 9h00 às 21h00.

Para ajudar a desenvolver a modalidade, dois técnicos portugueses estiveram em Cabo Verde, de 31 julho a 5 de agosto, a ministrar workshops de ténis. Hugo Amaral e Helga Silva doaram equipamentos às escolas de ténis de Santo Antão, São Vicente, Sal e Praia.