O tenista britânico Andy Murray garantiu esta sexta-feira a presença nas meias-finais do ATP World Tour Finals, que se estão a disputar em Londres, depois de derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga, por 6-2, 7-6 (7-3).

O campeão olímpico, número três mundial, terminou assim na segunda posição do Grupo A, atrás do sérvio Novak Djokovic, líder do “ranking” Mundial, que, mais cedo, derrotou o checo Tomas Berdych, por 6-2, 7-6 (8-6).

Depois do triunfo de “Djoko”, Murray precisava apenas de vencer um “set” para se qualificar, enquanto Tsonga, que tinha somado duas derrotas nas primeiras rondas, precisava de vencer em apenas duas partidas.

Contudo, o forte arranque de Murray no primeiro “set”, que chegou a estar a vencer por 4-0 acabou por determinar a história do encontro, apesar da melhor réplica de Tsonga no segundo parcial, com a vitória a ser conquistada pelo britânico ao fim 1:36 horas.

Na próxima ronda, Murray poderá reencontrar o suíço Roger Federer, que derrotou na final do torneio olímpico de Londres2012, depois de o número dois mundial já ter garantido a presença nas meias-finais num grupo em que a outra vaga será disputada pelo argentino Juan Martin Del Potro e pelo espanhol David Ferrer, que tem a vantagem de defrontar o já afastado sérvio Janko Tipsarevic.