O tenista espanhol Rafael Nadal está mais perto de terminar o ano como número um, depois de hoje ter vencido o compatriota David Ferrer, por 6-3 e 6-2, no Masters de Londres.
Nadal chegou à O2 Arena de Londres ainda com a derrota frente a Ferrer na meia-final de Paris-Bercy bem fresca na memória, mas rapidamente encontrou o caminho da desforra, selando o triunfo em 74 minutos.
O triunfo significa que o tenista de 27 anos conseguirá segurar o número um mundial, caso bata ou Tomas Berdych ou Stanislas Wawrinka nos restantes encontros do grupo A do prestigioso torneio que encerra a época.
Se “Rafa” confirmar o estatuto de primeiro do “ranking” ATP será a terceira vez que acaba como líder e a primeira desde 2010.
Nadal, que pediu para o Masters ser jogado em superfícies alternadas de ano para ano, não mostrou qualquer problema para se adaptar ao piso rápido da O2 Arena, quebrando o serviço do terceiro tenista mundial logo no primeiro jogo.
Ferrer, que apesar de ter ganhado apenas cinco dos seus anteriores 25 confrontos com Nadal vinha de duas vitórias consecutivas em “indoor”, conseguiu de imediato o “contra-break”, mas não teria argumentos para contrariar a maior agressividade do adversário, que fechou o primeiro parcial com 6-3.
O terceiro cabeça de série pareceu ter-se desconcentrado com a perda do primeiro “set”, permitindo ao primeiro pré-designado adiantar-se para uns inalcançáveis 4-0.
Nadal teve apenas de segurar os seus jogos de serviço para se impor por 6-2, conquistado no segundo “match-point”.