O tenista espanhol Rafa Nadal afirmou que deverá estar "100%" pronto para o Open da Austrália, que começa a ser disputado em menos de três semanas em Melbourne, apesar da luta contra as lesões nos últimos meses.

Nadal voltará aos 'courts' no torneio de exibição de Abu Dhabi, onde medirá forças, esta sexta-feira, com o sul-africano Kevin Anderson. Contudo, o espanhol está de olho nos torneios australianos, país onde começará a temporada 2019 disputando o torneio de Brisbane.

"Eu comecei a preparar-me há duas semanas e acredito que tenho tempo para estar a 100% para Melbourne", afirmou o espanhol aos jornalistas presentes na capital dos Emirados Árabes Unidos.

"Será bom disputar algumas partidas antes, mas tenho confiança que vou chegar a Melbourne em boa forma", continuou.

Nadal, atual número 2 do mundo, teve de encerrar a última temporada prematuramente devido a uma lesão no joelho, que sofreu nas meias-finais do US Open, em setembro.

Em novembro, o tenista foi submetido a uma cirurgia no tornozelo direito e voltou aos treinos há duas semanas.

"A segunda parte do ano foi difícil devido às lesões, mas são coisas que acontecem e fazem parte também da minha carreira. Tento manter a calma, trabalhar como tenho que fazer e quando voltar sei que não será fácil", disse Nadal.