O tenista espanhol Rafael Nadal pediu esta terça-feira à Federação Internacional de Ténis (ITF) que torne públicos os resultados dos seus controlos antidoping, na sequência de declarações polémicas de Roselyne Bachelot, antiga ministra do Desporto de França.

“Por favor, torne públicos os meus resultados. Por favor, divulgue o meu passaporte biológico”, pediu o tenista, numa mensagem enviada ao novo presidente da ITF, David Haggerty, divulgada pelo jornal L’Equipe.

Na segunda-feira, Nadal interpôs uma queixa por difamação contra a antiga ministra do Desporto de França, que em março o acusou de ter parado de jogar durante sete meses por ‘doping’.

“Interpus hoje, 25 de abril de 2016, num tribunal de Paris, uma queixa por difamação”, anunciou em comunicado do atual número cinco da hierarquia mundial do ténis.

A 8 de março, durante um programa num canal televisivo francês, Bachelot acusou Nadal de se ter dopado e de ser essa a razão para a paragem do tenista por sete meses, em 2012, quando este alegou lesão.