O espanhol Rafael Nadal, número três do ténis mundial, foi hoje eliminado na primeira ronda do torneio de Doha, no qual defendia o título, pelo desconhecido alemão Michael Berrer, que venceu por 1-6, 6-3 e 6-4.

Berrer, que já foi 42.º do ‘ranking’ e que se apresentou em Doha como 127.º jogador mundial, concretizou a vitória mais importante da sua carreira em uma hora e 56 minutos.

“Houve pequenas coisas que não funcionaram para mim hoje. Este é o terceiro regresso da minha carreira, depois de lesão, então temos de aguardar para ver como correm os próximos meses. Queria começar bem, mas não foi o caso”, lamentou o tenista espanhol.

Para Nadal, que regressou aos ‘courts’ depois de estar parado devido a lesão e a uma operação ao apêndice, o início de 2015 continua a ser desastroso: após o seu duvidoso começo no torneio de exibição de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), hoje somou 31 erros não forçados e vacilou no momento de conclusão dos pontos no seu primeiro encontro oficial da época.

“Quero jogar o Open da Austrália, que é um torneio de que gosto muito. Não sei se será o caso ou não, mas vou trabalhar para isso. Se não acontecer, jogarei no Rio ou em Buenos Aires. A época é longa. Depois de regressar de uma lesão, não consigo pensar no momento, tenho de olhar mais para a frente”, analisou.

O número três mundial nunca tinha perdido antes dos quartos de final do torneio do Qatar em sete participações. “Agora, na minha cabeça, tenho de treinar bem e tentar estar pronto para a Austrália, sabendo que posso chegar lá e perder. Talvez consiga ganhar alguns encontros lá, não sei”, concluiu.