O tenista espanhol Rafael Nadal venceu hoje o primeiro encontro de singulares após sete meses de paragem devido a lesão, derrotando o argentino Federico Delbonis por 6-3 e 6-2, na segunda ronda de Viña del Mar, no Chile.

O antigo número um mundial, relegado atualmente para o quinto posto do “ranking” ATP, precisou de uma hora e 27 minutos para bater o 128.º jogador mundial e apurar-se para os quartos de final do torneio chileno.

Num regresso muito aguardado, Nadal retomou o seu idílio com a terra batida e saiu vitorioso da prova de fogo, conquistando o primeiro triunfo desde que foi eliminado na segunda ronda de Wimbledon, a 28 de junho de 2012, e decidiu fazer uma paragem prolongada para curar definitivamente a lesão no joelho esquerdo.

O maiorquino, que apareceu no “court” com uma ligadura no joelho, recuperou de uma desvantagem de 2-0 para mudar o rumo do encontro e conseguir o segundo triunfo em Viña del Mar, depois de na véspera ter vencido em pares ao lado de Juan Monaco.

Agora, o séptuplo vencedor de Roland Garros irá defrontar ou Albert Montañés ou Daniel Gimeno Traver, que hoje derrotou o português João Sousa por 6-4, 4-6 e 6-1.