O tenista sérvio Novak Djokovic venceu o prémio Laureus, que distinguiu o melhor desportista de 2014, superando, entre outros, o futebolista português Cristiano Ronaldo, foi anunciado durante a gala realizada esta quarta-feira em Xangai.

Djokovic, número um mundial, foi o escolhido de uma lista que, além de Cristiano Ronaldo, integrava também o piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o atleta francês Renaud Lavillenie, o piloto espanhol de MotoGP Marc Márquez e o golfista britânico Rory McIlroy.

Cristiano Ronaldo, que já tinha integrado a lista final dos prémios Laureus em 2009 e 2013, conquistou em 2014 a Bola de Ouro – destinada ao melhor futebolista mundial do ano – pela terceira vez na carreira, depois dos triunfos em 2008 e 2013.

O avançado internacional português conquistou quatro títulos coletivos pelo Real Madrid – Taça do Rei de Espanha, Liga dos Campeões, Supertaça europeia e Mundial de clubes -, apesar de não ter passado da fase de grupos no Campeonato do Mundo de 2014, que se realizou no Brasil.

O tenista suíço Roger Federer, designado desportista do ano quatro vezes consecutivas, entre 2005 e 2008, é o recordista de vitórias do prémio Laureus, seguido do atleta jamaicano Usain Bolt, que foi distinguido em 2009, 2010 e 2013.