Nuno Borges está de regresso à Austrália para disputar o quadro principal daquele que é o primeiro Major da temporada, e que arranca a 14 de janeiro. O tenista assume estar com a motivação em alta para arrancar a sua participação no Melbourne Park.

O jogador, número 66 do ranking ATP, fez a sua estreia na temporada passada, frente ao italiano Lorenzo Sonego, então número 47.º do ranking, mas caiu logo na primeira ronda. Desta feita irá medir forças frente ao alemão Maximilian Marterer (98.º ATP), assim ditou o sorteio.

“Joguei aqui no ano passado, pela primeira vez, saí com uma derrota na primeira ronda e saí mais motivado do que quando cheguei. Este ano, ambiciono superar a primeira ronda e logo vejo. Sinto que é possível, vou lutar por isso, mas sei que será um jogo extremamente duro. Já perdi contra ele e sei do que é capaz. Tenho de estar a jogar o meu melhor ténis para ter hipóteses”, disse em declarações à agência Lusa.

Os dois jogadores, já se encontraram em outubro de 2023 no ATP 250 de Antuérpia (indoor), também em piso rápido, e foi  germânico que levou a melhor.

"Espero, desta vez, contar com condições diferentes. Mais calor, ao ar livre, com o sol a bater e um bocadinho mais de vento. Enfim, condições mais instáveis que posso, se calhar, usar a meu favor e tornar o jogo mais complicado para ele. Sei que ele tem boas pancadas de fundo, gosta de jogar muito forte e serve muito bem, o que causa muitas dificuldades em indoor, mas espero jogar um bocadinho melhor desta vez e conseguir vingar-me", confessou.

O ano de Nuno Borges começou com duas derrotas no ATP 250 de Hong Kong na primeira ronda e em Aukland na segunda ronda, torneios que serviram de preparação para o Open da Austrália.

“Os jogos têm sido sempre duros, contra adversários complicados e eu não era favorito em nenhum encontro. Podia ter caído para qualquer um dos lados, mas em Auckland foi um bocadinho mais complicado ainda. O meu adversário [Arthur Fils] joga muito bem e eu não estive à altura. Só me resta olhar para a frente e perceber que estou onde quero, a jogar os melhores torneios do mundo e que também é normal perder cedo a este nível”, justificou o maiato.

Nuno Borges já está em Melbourne e já se sabe que vai também competir em pares junto do australiano Aleksandar Vukic.

“Agora, é só afinar as pancadas e preparar-me para o jogo”, atirou.

Caso vença, Nuno Borges irá defrontar na segunda ronda do torneio Aleksandar Vukic.  O Open da Austrália, que decorre em Melbourne Park entre 14 e 28 de janeiro.