"Olá a todos. Estou aqui para vos comunicar que me retiro do ténis profissional", anunciou esta manhã a lenda do ténis mundial, Rafael Nadal, nas redes sociais, explicando que se despedirá na final da Taça Davis deste ano, a qual vai se jogada em Espanha, seu país natal.

Nadal, atualmente com 38 anos, vinha jogando já a 'meio gás' nas últimas temporadas, a contas com várias lesões. Apontado como um dos melhores tenistas de todos os tempos, compondo juntamente com Roger Fededer (já igualmente retirado) e Novak Djokovic o denominado 'Big 3' to ténis mundial, conquistou 22 torneios do Grand Slam ao longo da carreira. sendo apenas superado por Djokovic.

Visto como o Rei da Terra Batida, venceu por 14 vezes (a última das quais em 2022) o torneio de Roland Garros, mais do que qualquer outro jogador, sendo o tenista que mais vezes conquistou um só torneio do Grand Slam.

"A realidade é que os dois últimos anos foram difíceis. Não fui capaz de jogar sem limitações. É uma decisão que foi difícil e que levei algum tempo a tomar, mas nesta vida tudo tem um princípio e um fim. Penso que é o momento certo para colocar ponto final no que foi uma carreira longa e com muitos mais sucessos do que podia imaginar", acrescenta o espanhol no vídeo de despedida.

O seu último título do Grand Slam foi conquistado precisamente no Open de França, em Ronland Garros, em 2022 e aos troféus conquistados nos Majors juntou ainda duas medalhas de ouro olímpicas, uma em singulares, em Pequim 2008, outra em pares, no Rio 2016.

"Será uma grande felicidade para mim que o último torneio que vá disputar seja a final da Taça Davis, em representação do meu país. Será como que o encerrar de um círculo, visto que uma das minhas primeiras grandes alegrias como profissional foi a final de Sevilha, em 2004", sublinha.

"Sinto-me um felizardo por tudo o que pude viver. Quero agradecera a toda a industria do ténis e a todas as pessoas envolvidas neste desporto. A todos os jogadores que defrontei, em especial aos meus grandes rivais, frente a quem vivi muitos momentos que vou recordar para o resto da minha vida", termina Nadal.

Ao todo, Rafael Nadal conquistou 92 títulos de singulares no circuito ATP (entre eles os tais 22 do Grand Slam e 36 das Masters Series). Perdeu ainda 32 finais de torneios ATP, curiosamente a última das quais frente ao português Nuno Borges, no Nordea Open, em Bastad, na Suécia. Dessas 32 derrotas em finais, 8 foram em torneios do Grand Slam. Ajudou ainda a Espanha a erguer por a cinco vitórias na Taça Davis, indo agora tentar despedir-se em beleza com mais uma conquista dessa mítica prova pelo seu país.