Os tenistas portugueses Gonçalo Oliveira e Gastão Elias foram derrotados hoje nos quartos de final do Porto Open, torneio de categoria do ATP Challenge Tour, que ficou assim sem nenhum representante nacional no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

O primeiro a ser eliminado foi Gonçalo Oliveira, número 297 do ‘ranking’ ATP, que perdeu diante do ucraniano Sergyi Stakhovsky, antigo ‘top 40’ mundial e atual 242.º classificado, em dois ‘sets’, ambos no ‘tie-break’, pelos parciais de 7-6 (7-2) e 7-6 (7-5), em duas horas e seis minutos.

Graças ao triunfo ante o tenista do Porto, Stakhovsky, de 35 anos, vai defrontar na meia-final o turco Altug Celikbilek (247.º ATP), após o triunfo deste frente ao japonês Tatsuma Ito, que beneficiou da desistência de Frederico Silva na segunda ronda, por 7-5 e 6-3.

Já Gastão Elias (240.º ATP), a última esperança nacional a entrar em prova no Complexo Desportivo do Monte Aventino, não conseguiu superar o favoritismo do equatoriano e terceiro cabeça de série Emílio Gómez e cedeu a passagem às meias-finais, pelos parciais de 6-4 e 7-6 (7-4).

O próximo adversário de Gómez, 169.º do mundo, é o francês Quentin Halys, que se impôs ao canadiano Steven Diez, por 6-3 e 6-0.