Os principais favoritos seguiram hoje em frente no Open da Austrália, num dia em que Nick Kyrgios se tornou no primeiro tenista australiano a atingir, em 10 anos, os quartos de final em Melbourne.

O jovem australiano, de 19 anos e 59.º do mundo, afastou o italiano Andrea Seppi, ‘carrasco’ de Roger Federer, após uma maratona de cinco ‘sets’, com os parciais de 5-7, 4-6, 6-3, 7-6 (7-5), 8-6.

Antes de Kyrgios, é preciso recuar até 2005 para ver um australiano nesta fase da prova, sendo que, nesse ano, Lleyton Hewitt atingiu a final, que perdeu para o russo Marat Safin.

Na próxima ronda, o australiano vai defrontar o britânico Andy Murray, sexto cabeça de série, que hoje sofreu para afastar o búlgaro Grigor Dimitrov, 10.º, num encontro que terminou já depois da meia-noite na Austrália.

Depois de ter afastado o português João Sousa na ronda anterior, Murray cedeu o primeiro ‘set’ na presente edição do primeiro torneio do Grand Slam da temporada, mas acabou por vencer por 6-4, 6-7 (5-7), 6-3 e 7-5.

Contudo, o britânico esteve perto de ter de jogar um quinto ‘set’, pois esteve a perder por 5-2 no quarto parcial, mas conseguiu duas quebras de serviço e cinco jogos consecutivos para garantir a 16.ª presença consecutiva em quartos de final de uma prova do Grand Slam.

Mais fácil foi a tarefa do espanhol Rafael Nadal, número três mundial, que dominou o sul-africano Kevin Anderson, 14.º favorito, com os parciais de 7-5, 6-1, 6-4.

“Depois de um período duro para mim, este é um resultado fantástico e estou muito feliz pela forma como joguei hoje. Foi provavelmente o melhor jogo que fiz este ano”, disse Nadal.

Na próxima ronda, o espanhol vai encontrar o checo Tomas Berdych, sétimo cabeça de série, que afastou o outro australiano que ainda estava em prova, Bernard Tomic, por 6-2, 7-6 (7-3), 6-2.

No quadro feminino, a russa Maria Sharapova, número dois mundial, ‘passeou’ frente à chinesa Shuai Pen, por 6-3, 6-0, marcando um encontro com a canadiana Eugenie Bouchard, sétima favorita.

“Ela está a jogar incrivelmente bem, com um ténis confiante e agressivo. Terei um encontro duro contra ela”, admitiu Sharapova.

Se a qualificação de Sharapova foi tranquila, Bouchard teve mais dificuldades frente à Irina-Camelia Begu e precisou de três ‘sets’ para vencer por 6-1, 5-7, 6-2, apontando agora para o encontro com a russa, a quem nunca venceu em três partidas anteriores.

A terceira pré-designada, a romena Simona Halep, também garantiu a presença nos quartos de final, ao bater a belga Yanina Wickmayer, por 6-4, 6-2.

Na próxima ronda, Halep vai encontrar a russa Ekaterina Makarova, 10.ª pré-designada, que hoje afastou a alemã Julia Goerges, por 6-3, 6-2.