Na passada semana, o tenista português Pedro Sousa, 124.º jogador mundial e sétimo cabeça de série, qualificou-se para os oitavos de final do ‘challenger’ de Florença, ao bater o anfitrião Enrico Dalla Valle, 444.º ATP. Vários dias depois da partida, e já depois de Sousa ser derrotado na final, surge uma polémica que envolve o árbitro.

Surgiram na internet alguns vídeos que mostram Gianluca Moscarella, o juíz da partida, a incentivar Pedro Sousa na ausência do adversário.

"Queres o chapéu de sol? Vamos, coragem meu querido Pedro, continua. Concentra-te. Dois minutos e isto acabou-se, mantém-te concentrado", disse Moscarella.

"Joga ténis, observa a bola e joga, não te preocupes. Vamos, porque faz muito calor, concentra-te. Sou velho e já estou aqui há duas horas. Mantém-te concentrado, por favor. isto são jogos para ganhar por 6-1 e 6-1. Tiveste 45 pontos de break, 45. Só tens de jogar, eu fico a ver", acrescentou ainda.

Mas, a polémica não ficou por aqui e Moscarella foi ainda acusado de assediar uma apanha-bolas do referido encontro. "És fantástica, és muito sexy. Estás bem? Faz muito calor. Tens calor? Física ou emocionalmente? Ambos?", terá ainda dito o árbitro.

Já esta segunda-feira, o ATP anunciou a suspensão do juíz italiano. "Estamos ao corrente dos vários incidentes que envolveram o árbitro Gianluca Moscarella na partida entre Pedro Sousa e Enrico Dalla Valle no ATP Tour Challenge de Florença na semana passada", admitiu o organismo.

"Moscarella foi dispensado do torneio assim que ficámos a saber da situação e deu-se início a uma investigação. Enquanto isso, Moscarella foi ainda suspenso de todas as suas funções no ATP, ficando assim dependente da investigação", concluem.