A russa Anastasia Pavlyuchenkova, campeã em título do Portugal Open, vai estar ausente da 25.ª edição do torneio que começa na segunda-feira, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

Anastasia Pavlyuchenkova, de 22 anos, ocupa atualmente a 25.ª posição da hierarquia do ténis mundial, não voltará ao Complexo do Jamor, em Oeiras, onde em 2013, na sua primeira participação, conquistou o quinto título da carreira.

A ausência da campeã feminina junta-se à do detentor do título masculino, o suíço Stanislas Wawrinka, que na quinta-feira anunciou a desistência do torneio.

De acordo com a João Lagos Sport, organizadora do torneio, Wawrinka, terceiro da hierarquia mundial, alegou cansaço físico para não marcar presença no torneio português.

Com a desistência de Pavlyuchenkova, a romena Alexandra Cadantu, 76.ª da hierarquia, garante entrada direta no quadro principal do torneio e deixa uma vaga no sorteio da fase de qualificação que será ocupada por Alberta Brianti, tenista italiana que ocupa a 190.ª posição do “ranking” feminino.