O Presidente da República felicitou hoje o tenista João Sousa pela vitória do torneiro de Kuala Lampur, sublinhando que a conquista de um troféu do circuito ATP projeta o nome de Portugal para o "top" do mundo do ténis.

«Não posso deixar de dirigir uma felicitação muito, muito sincera e com um grande sublinhando porque projeta o que não é muito lugar no mundo do ténis, o nome de Portugal para o ?top' daqueles que se destacam na prática do ténis», afirmou Aníbal Cavaco Silva, que falava aos jornalistas depois de ter votado numa escola de Lisboa para as eleições autárquicas.

O Presidente da República adiantou ainda que, apesar de ter acabado de ter conhecimento da vitória de João Sousa, ainda teve oportunidade de ver «uma boa parte do primeiro set» e «a recuperação dele no segundo set».

João Sousa, de 24 anos, tornou-se hoje no primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP, ao vencer o torneio de Kuala Lumpur, batendo na final o francês Julien Benneteau, quinto cabeça de série.

O número um luso e 77.º da hierarquia mundial deu a volta ao encontro com o gaulês, 33.º, e venceu por 2-6, 7-5, 6-4, ao fim 2:18 horas, com Benneteau a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal.

Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado.

Com este triunfo, João Sousa arrecadou 158.000 dólares (cerca de 117.000 euros) e 250 pontos, que lhe deverão permitir tornar-se no melhor português de sempre na hierarquia mundial, ultrapassando o 59.º posto de Rui Machado em 03 de outubro de 2011.