O tenista sérvio Novak Djokovic, número um mundial, perdeu na quinta-feira o primeiro “set” no Open dos Estados Unidos, mas qualificou-se para as meias-finais, ao derrotar o russo Mikhail Youzhny.

O finalista vencido da última edição do torneio nova-iorquino precisou de 2:34 horas para vencer o 21.º cabeça de série, por 6-3, 6-2, 3-6, 6-0.

«Eu tento jogar sempre o meu melhor ténis nos torneios do Grand Slam. Joguei bem durante todo o encontro, à exceção do terceiro ‘set’», referiu Djokovic.

Nas meias-finais, "Nole" vai defrontar o suíço Stanislas Wawrinka, vencedor do Portugal Open de 2013 e nono pré-designado, que afastou o detentor do troféu, o britânico Andy Murray, terceiro favorito, por 6-4, 6-3 e 6-2.

«Não há um claro favorito, será um encontro fechado. Ao bater Andy, Stan mostrou que merece o seu lugar no top-10. Nunca o vi jogar tão bem em piso duro», considerou Djokovic, que lembrou que Wawrinka sempre teve «qualidades para jogar a este nível, mas não o fazia com consistência».

O tenista sérvio lembrou ainda o confronto entre ambos no Open da Austrália, que venceu ao final de 5:02 horas: «Foi um dos jogos mais excitantes da minha vida».

A outra meia-final vai opor o espanhol Rafael Nadal, número dois mundial, e o francês Richard Gasquet, oitavo cabeça de série.