O tenista Rafael Nadal, número dois da classificação mundial ATP, vai ser o porta-bandeira da Espanha na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres2012, a 27 de julho próximo.

Nadal torna-se assim no terceiro tenista de topo a ser escolhido para porta-bandeira, depois de Novak Djokovic, líder do “ranking” mundial, ter sido eleito pela Servia, e Maria Sharapova, a líder da classificação mundial WTA, ir representar a Rússia.

As federações olímpicas espanholas aprovaram hoje por unanimidade a nomeação de Nadal, em reunião mantida na sede madrilena do Comité Olímpico Espanhol (COE).

Os velejadores Iker Martinez e Xavi Fernandez eram dois aspirantes a porta-bandeira. De acordo com as regras do COE, deve ser o atleta qualificado com maior historial olímpico, que nunca tenha transportado a bandeira e que possa estar presente na cidade no dia da cerimónia de abertura.

A dupla de velejadores foi medalha de ouro em Atenas2004 e prata em Pequim2008, mas não foi a dupla que assegurou a presença em Londres do 49er e, além disso, competem em Weymouth no dia 29.

Rafael Nadal é o atual campeão olímpico de ténis e ganhou 11 títulos do Grand Slam, entre eles, sete Roland Garros, o último dos quais há cerca de duas semanas.