O tenista suíço Roger Federer venceu hoje o francês Richard Gasquet no seu segundo encontro do Masters, por 6-4 e 6-3, para manter viva a esperança de apurar-se para as meias-finais.

A vitória permite a Federer, que perdeu na terça-feira com o número dois mundial, Novak Djokovic, mas que ganhou todos os segundos encontros do torneio que encerra a época, ininterruptamente, desde 2002, pensar nas meias-finais.

Desta vez o derrotado foi Gasquet, que nunca criou problemas ao suíço em superfície dura, onde só por uma vez lhe ganhou um “set”.

Seis anos depois de ter-se qualificado pela primeira vez para o Masters, o francês, nono do ranking mundial, beneficiou da ausência do britânico Andy Murray para estar na 02 Arena de Londres.

Depois de perder o primeiro encontro da fase de “round robin” do Grupo B frente ao argentino Juan Martin del Potro, Gasquet está com um pé fora da competição, após esta segunda derrota, imposta em uma hora e 21 minutos.

Federer, finalista há um ano em Londres, tem assim uma oportunidade para abrilhantar uma época cinzenta, a mais cinzenta da última década, em que ganhou apenas um torneio e não foi além do sétimo lugar no “ranking” mundial.

«Estou muito feliz com o jogo de hoje. O dia foi duro no “court” e senti mais pressão por ter perdido o meu primeiro encontro. Este era um grande jogo. Espero manter o nível frente ao Juan Martin, haverá muita coisa em discussão», disse o recordista de vitórias em torneios do Grand Slam.