O tenista suíço Roger Federer, disse hoje que gostaria de continuar em competição até aos 35 anos e igualar os 77 títulos do norte-americano Jonh McEnroe.

Federer, que irá completar 32 anos no próximo mês de agosto, está cada vez mais preocupado com a sua forma física, escolhendo os torneios que joga. Esta planificação do calendário favorece, segundo o tenista, uma carreira mais longa.

«Radek (Stepanek) fez esta planificação um pouco mais tarde», disse o suíço, ao referir-se ao checo, de 34 anos, que derrotou hoje em dois “sets” por duplo 6-3, no Open de Madrid.

Para o tenista suíço, a longevidade dos sucessos só pode ser alcançada com uma boa planificação do calendário.

«No meu caso fiz essa planificação antes e creio que isso me irá ajudar a jogar um período de tempo mais largo. Sempre foi o meu objetivo jogar pelo menos até aos 35 anos», frisou Federer.

O suíço já leva no seu currículo 76 títulos, menos um do que McEnroe, e, caso vença o ATP de Madrid, que decorre até domingo, iguala o norte-americano em títulos.

«Gostaria de estar empatado com o McEnroe em títulos (77), não haja dúvida. Ele (McEnroe) foi um jogador incrível e fez muito por este desporto, inclusive continua a jogar em torneios de veteranos e a fazer as delícias dos adeptos do ténis», assinalou o suíço.

Em relação ao jogo com Stepanek, Federer considerou que no geral o seu jogo «não foi mau», classificando o checo como «um jogador difícil, que sabe ir à rede e utilizar o court».

Para o antigo número 1 mundial, o mais importante no momento é continuar a jogar e evitar as lesões.

«Quero jogar bem, não ter lesões e agarrar todas as oportunidades para ganhar títulos», conclui Federer.