A chuva que caiu em Paris hoje impediu que a jornada de Roland Garros chegasse ao fim, com vários jogos a terem de terminar na terça-feira, entre os quais o de Rafael Nadal e o de João Sousa.

O espanhol, décuplo campeão na terra batida de Roland Garros, segundo 'Grand Slam' do ano, está a ganhar ao italiano Simone Bolelli, um 'lucky loser' que vem da qualificação, mas com mais dificuldade do que se esperaria - após dois sets com 6-4 e 6-3, o maiorquino perde no terceiro por 3-0.

Não foi só o jogo de Nadal, 'prato forte' no campo central, a sofrer com a chuva e o português João Sousa, num dos 'courts' secundários, também leva trabalho para terça-feira, ante o argentino Guido Pella, de momento em vantagem, apesar de ter um 'ranking' mais fraco.

O argentino, 73.º ATP, controlou bem nos dois primeiros 'sets', que ganhou por 6-3 e 6-2, mas no terceiro viu-se a reação do luso, 49.º, que liderava por 3-2 quando foi anunciada a suspensão da partida.

Mais quatro embates ficaram sem terminar e a russa Maria Sharapova nem chegou a entrar no 'court' Suzanne-Lenglen, onde se ia estrear contra a holandesa Richel Hogenkamp, que vem das qualificações.

De resto, o dia teve menos resultados inesperados que a ronda da véspera, destacando-se ainda assim a queda de um antigo campeão, Stanislas Wawrinka, o suíço que venceu em 2015.

Atualmente um pouco 'perdido' na tabela - está em 30.º -, foi afastado pelo espanhol Guillermo Garcia-Lopez (67.º) por 6-2, 3-6, 4-6, 7-6 (7-5) e 6-3, ao cabo de 3:34 horas de jogo.

Já o campeão de 2016, o sérvio Novak Djokovic, superou o brasileiro Rogerio Dutra da Silva, por 6-3, 6-4 e 6-4.

No quadro feminino, cujo 'trono' está vago desde domingo, com o afastamento da letã Jelena Ostapenko, sobressai hoje o apuramento da dinamarquesa Caroline Wozniacki, número dois mundial.

Perante a norte-americana Danielle Collins, 42.ª do mundo, precisou de uma hora e 34 minutos para vencer por 7-6 (7-2) e 6-1. Na próxima ronda, Wozniacki vai jogar com a espanhola Georgina Garcia Perez.