O tenista português Jaime Faria está a uma vitória do quadro principal de Roland Garros, depois de hoje ter contrariado o favoritismo do norte-americano Zachary Svajda na segunda ronda da fase de qualificação.

Perante o 16.º cabeça de série do ‘qualifying’ e 122.º jogador mundial, o jovem português, de 20 anos, não se intimidou, impondo-se por 7-6 (7-3) e 6-1, em uma hora e 13 minutos.

A fazer a estreia absoluta em torneios do Grand Slam, Faria qualificou-se para a terceira e última ronda da fase de qualificação do ‘major’ de terra batida francês, com um triunfo expressivo perante um adversário que já jogou por três vezes o quadro principal do Open dos Estados Unidos.

O brasileiro Felipe Meligeni Alves (136.º) é o último ‘obstáculo’ do lisboeta rumo ao quadro principal de singulares do segundo Grand Slam da época, onde já está Nuno Borges, que teve entrada direta.

Jaime Faria ocupa esta semana o melhor ranking da carreira, figurando no 183.º lugar da hierarquia ATP, depois de no sábado ter conquistado o primeiro título challenger no Oeiras Open 4.

O jovem luso começou a temporada na 411.ª posição do ranking, ganhou quatro títulos ITF consecutivos no Algarve e estreou-se em quadros principais do circuito ATP no Estoril Open, consumando a entrada no top 200 mundial graças ao título alcançado em Oeiras.

Jaime Faria é o único ‘resistente’ nacional na fase de qualificação de Roland Garros, já que Henrique Rocha e Francisca Jorge foram eliminados logo na primeira ronda do ‘qualy’.