O tenista espanhol Rafael Nadal, detentor do título, eliminou o argentino Juan Martin del Potro e disputa no domingo a sua 11.ª final de Roland Garros frente ao estreante austríaco Dominic Thiem, que afastou o italiano Marco Cecchinato.

O espanhol líder do 'ranking' mundial e de triunfos em Roland Garros, com dez troféus, precisou de duas horas e 14 minutos para afastar o argentino Juan Martin del Potro, sexto da hierarquia, por 6-4, 6-1 e 6-2.

No domingo, Nadal vai defrontar Thiem, oitavo do ‘ranking’ mundial – responsável pelas últimas duas derrotas do espanhol em terra batida -, que chega pela primeira vez à final de um torneio do ‘Grand Slam’.

"Eu sei que tenho de jogar ao meu melhor nível. Tenho progredido ao longo da quinzena, mas ainda tenho que melhorar. Dominic [Thiem] é um jogador extraordinário. Vai ser difícil, mas eu vou estar preparado”, salientou Nadal.

Pela terceira vez nas meias-finais do torneio parisiense, Thiem conseguiu atingir a final com um triunfo em duas horas e 15 minutos sobre o italiano, 72.º do mundo, por 7-5, 7-6 (12-10) e 6-1.

O ‘outsider’ austríaco considerou, após afastar Cecchinato, que a pressão na final de Roland Garros não vai estar do seu lado, mas sim do lado do espanhol Rafael Nadal.

“Rafa é sempre favorito seja contra quem for. Mas eu sei como jogar contra ele. Tenho um plano”, explicou Thiem.

No torneio de pares masculinos, a dupla constituída pelo austríaco Oliver Marach e pelo croata Mate Pavic garantiu a presença na final ao bater os espanhóis Feliciano Lopez e Marc Lopez, por 6-4 e 7-5.

Em pares femininos, numa meia-final inteiramente checa, Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova eliminaram as suas compatriotas Andrea Sestini Hlavackova e Barbora Strycova, por 6-3 e 6-2.

Para sábado estão previstas as finais de singulares femininos, entre a romena Simona Halep (primeira do ‘ranking’ mundial) e a norte-americana Sloane Stephens (10.ª) e a de pares masculinos entre os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut e a dupla constituída pelo austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic.