Rui Machado, o único português no quadro principal de singulares de Wimbledon, terceira prova do Grand Slam do ano em ténis, ficou hoje a saber que vai jogar a primeira ronda com o norte-americano Brian Baker.

Machado, de 28 anos, é o atual 96.º na classificação e vai estrear-se no quadro principal do "major" britânico com o 124.º, um tenista um ano mais velho do que o português.

Devido a problemas físicos, ultrapassados com operações cirúrgicas, Baker regressou à competição há um ano, depois de um interregno que perdurava desde novembro de 2007.

Em 2012, o norte-americano foi finalista vencido em Nice, em torneio de categoria 250, e em Roland Garros atingiu a segunda ronda, depois de ter recebido um convite para o quadro principal.

Enquanto Brian Baker realiza a estreia absoluta em Wimbledon este ano, Rui Machado cumpre a quarta presença, registando como melhor resultado nas anteriores a segunda ronda da fase de qualificação em 2009.

Baker garantiu um lugar na grelha principal de Wimbledon após ter disputado a qualificação, em Roehampton, fase em que também Frederico Gil, João Sousa, Gastão Elias e Pedro Sousa participaram, sem conseguirem o apuramento.

No sorteio de hoje do quadro principal de singulares, que começa a ser disputado na segunda-feira, o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, inicia o torneio na relva natural com o espanhol Juan Carlos Ferrero, vencedor de Roland Garros em 2003 e semifinalista em Wimbledon por duas vezes.

Número dois na classificação mundial, o espanhol Rafael Nadal, vencedor em Wimbledon em 2008 e 2010, joga o primeiro encontro em Wimbledon com o brasileiro Thomaz Bellucci.

O suíço Roger Federer terá como primeiro adversário o espanhol Albert Montañes, que, em 2009, venceu Frederico Gil na final do Estoril Open, conquistando o segundo título no Jamor.

Andy Murray, em quem os britânicos concentram as esperanças, começa com um antigo número três mundial, o russo Nikolay Davydenko.