Rui Machado, que terminou a carreira no mês passado, será o novo diretor técnico nacional (DTN), a partir de setembro, anunciou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) em comunicado.

De acordo com o organismo, Rui Machado terá responsabilidade pelo projeto do Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, com o ex-tenista a dizer que quer “ajudar a que o ténis português se desenvolva em todas as áreas”.

“Será, sem dúvida, um grande desafio e uma grande responsabilidade. Posso garantir muita entrega, muito trabalho, muito profissionalismo e uma grande paixão pelo ténis. Agora é tempo de colocar a minha experiência ao serviço do ténis português, consciente de que posso evoluir muito e tendo sempre presente o objetivo de aumentar as minhas competências", referiu Rui Machado.

Citado na página oficial da FPT na Internet, o presidente Vasco Costa lembrou que “Rui Machado teve uma carreira brilhante a todos os níveis e a sua experiência e inteligência como jogador profissional será muito útil nas novas funções que irá desempenhar”.

“O Rui revelou sempre uma grande preocupação pela evolução do ténis português, não só como jogador profissional, mas também como presidente da Associação de Jogadores de Ténis de Portugal”, disse Vasco Costa, que confia “plenamente nas capacidades de Rui Machado e no seu empenhamento no engrandecimento e na projeção do ténis português”.

A 09 de junho, Rui Machado anunciou o fim da carreira, após 15 anos de carreira, na qual atingiu o 59.º lugar do ‘ranking’ mundial, a 03 de outubro de 2011.

Machado conquistou oito títulos no circuito ‘challenger' - Szczecin, Poznan, Rijeka e Marraquexe, em 2011, Assunção e Nápoles, em 2010, e Atenas e Meknes, em 2009 -, esteve dez vezes no quadro principal de torneios do ‘Grand Slam', com a segunda ronda do Open dos Estados Unidos de 2008 e de Roland Garros de 2009 a figurarem como melhores resultados, e foi chamado em 28 ocasiões à seleção portuguesa da Taça Davis e foi quatro vezes campeão nacional.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.