A tenista russa Maria Sharapova qualificou-se este domingo para os quartos de final do Open da Austrália, chegando a esta fase da torneio do Grand Slam com um recorde de jogos cedidos.
Em grande forma, a número dois mundial, finalista em Melbourne em 2012, deixou, pela quinta vez em quatro encontros, uma adversária em branco num “set”, ao derrotar a belga Kirsten Flipkens, por 6-1, 6-0.
Sharapova, que venceu o Open da Austrália em 2008, chega aos quartos de final com apenas cinco jogos cedidos e ultrapassou o recorde do torneio, de oito e que pertencia à norte-americana Monica Seles e à alemã Steffi Graf, aproximando-se da melhor marca em provas do Grand Slam, detida pela francesa Mary Pierce, que perdeu apenas quatro parciais em Roland Garros, em 1994.
«Obviamente, quero continuar a jogar o meu melhor ténis até ao final da segunda semana», disse a russa, de 25 anos.
Na próxima ronda, Sharapova vai encontrar, tal como em 2012, a compatriota Ekaterina Makarova, 19.ª cabeça de série, que hoje surpreendeu a alemã Angelique Kerber, quinta, por 7-5, 6-4.
«Ela [Sharapova] está a ganhar jogos facilmente, porque está a jogar de forma muito agressiva. Tenho um plano para a defrontar. Já jogámos muitas vezes, por isso conhecemo-nos bem. Penso que será um bom encontro e vou tentar mostrar o meu melhor ténis», disse Makarova.
Nos outros dois jogos do quadro feminino jogados hoje, a polaca Agnieszka Radwanska (quinta pré-designada) e a chinesa Na Li (sexta) confirmaram o favoritismo e derrotaram, respetivamente, a sérvia Ana Ivanovic (13.ª) e a alemã Julia Goerges (18.ª), em apenas dois “sets”.
No quadro masculino, o espanhol David Ferrer, quarto favorito, ultrapassou o japonês Kei Nishikori, 16.º, por 6-2, 6-1, 6-4, e vai encontrar nos quartos de final o compatriota Nicolas Almagro, 10.º, que beneficiou da desistência do sérvio Janko Tipsarevic, oitavo, quando vencia por 6-2, 5-1.
O checo Thomas Berdych, quinto cabeça de série, continua sem perder qualquer parcial neste edição do Open da Austrália e chegou pela terceira vez consecutiva aos quartos de final do torneio, depois de bater o sul-africano Kevin Anderson, por 6-3, 6-2, 7-6 (15-13).
Na próxima ronda, o checo pode encontrar o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, que defronta o suíço Stanislas Wawrinka, 15.º favorito, no último encontro do dia.
Comentários