A tenista russa Maria Sharapova viu hoje esfumar-se a possibilidade de terminar o ano como líder do “ranking” mundial, ao perder por 6-3 e 6-2 com a checa Petra Kvitova nos Campeonatos Finais da WTA.

Sharapova, que precisava de atingir, pelo menos, a final em Singapura para fechar 2014 como número um do mundo, averbou a segunda derrota no grupo branco da competição, depois de já ter perdido na estreia frente à dinamarquesa Caroline Wozniacki, por 7-6 (7-4), 6-7 (5-7) e 6-2.

Apenas a vitória sobre Kvitova mantinha Sharapova, atual número dois mundial, com perspetivas de ultrapassar a norte-americana Serena Williams, líder do ranking feminino, mas a russa cedeu em apenas dois “sets” e 1:15 horas.

Serena Williams até tinha oferecido na quarta-feira a Sharapova a motivação que a russa necessitava, ao perder com a romena Simona Haleppor 6-0 e 6-2, a derrota mais pesada sofrida pela norte-americana em 16 anos.

Enquanto Serena Williams ainda tem hipótese de defender o troféu que ergueu em 2012 e 2013, Sharapova já está eliminada ao fim de dois encontros, falhando a tentativa de vencer em Singapura pela segunda vez, uma década depois de ter conquistado o único título.

A tenista russa até entrou da melhor forma, impondo-se nos dois primeiros jogos, mas Kvitova venceu os cinco seguintes e acabou por fechar o parcial em 6-3, lançando as bases para o primeiro triunfo sobre Sharapova desde 2011.

No segundo “set”, uma nova sequência de cinco jogos consecutivos colocou a checa muito perto de fechar o encontro, o que aconteceu ao terceiro “match point”, depois de uma ligeira reação de Sharapova, durante a qual conseguiu quebrar uma vez o serviço da adversária.

Momentos antes, Wozniacki tinha batido a polaca Agnieszka Radwanska também em dois parciais, por 7-5 e 6-3, e garantido o apuramento para as meias-finais, onde terá a companhia da adversária de hoje ou de Kvitova.