Seis dias depois de perder na segunda ronda do Estoril Open, João Sousa voltou às vitórias. O tenista vimaranense, actual 237.º no ranking ATP,  estreou-se no XVIII Trofeu Ciutat de Balaguer, derrotando o croata Marko Mijacevic (1221.º), por 6-3, 6-2.

Na segunda ronda do "future" de 10 mil dólares, onde é o primeiro cabeça de série, Sousa defronta o espanhol  de 18 anos, Oriol Roca Batalla (1445.º), vindo do qualifying e ainda a dar os primeiros passos no circuito profissional.

Na República Checa, Rui Machado (102.º) foi afastado do Strabag Prague Open. Na segunda eliminatória do challenger de 85 mil euros, o número dois português no ranking mundial cedeu frente ao checo Lukas Rosol (153.º), por apenas dois pontos, os que decidiram o set decisivo: 6-7 (5/7), 6-1 e 7-6 (10/8).

«Joguei contra um adversário da casa, que mostrou estar num grande momento de forma e que nos momentos importantes serviu e jogou a um nível muito alto. Estou triste por ter perdido, mas contente com o nível a que joguei hoje», frisou Machado.