Os tenistas Francisco Cabral e João Sousa tentam hoje conquistar o decisivo terceiro ponto para Portugal na eliminatória frente à Áustria, que garante o acesso ao play-off de apuramento para as Finais da Taça Davis de 2024.

O maior especialista nacional e 54.º do ranking mundial de pares vai aliar-se ao mais experiente dos jogadores portugueses frente a Alexander Erler e Lucas Miedler, respetivamente 36.º e 37.º da hierarquia da variante, no primeiro dos três encontros agendados para a última jornada da eliminatória do Grupo I Mundial entre a seleção portuguesa e a austríaca.

Concluído o encontro das duplas, deverão entrar em ação no piso rápido ‘indoor’ do Multiversum Schwechat, cidade austríaca a sudeste de Viena, os principais jogadores de singulares de cada equipa, com Nuno Borges (89.º de singulares) a defrontar Sebastian Ofner (59.º).

O derradeiro embate da jornada vai opor, em teoria, João Sousa (289.º) a Jurij Rodionov (109.º), mas os ‘capitães’ podem alterar o ‘alinhamento’ ou prescindir do encontro, caso a eliminatória esteja decidida.

Portugal lidera por 2-0 após a primeira jornada, depois de Borges ter vencido Rodionov e Sousa ter derrotado Ofner.

A equipa vencedora do duelo garantirá uma vaga no play-off de acesso às Finais da Taça Davis, ao passo que a formação derrotada vai jogar, também em 2024, os play-offs para se manter no Grupo I e evitar a despromoção.