A temporada de 2024 tem sido um verdadeiro jogo de ténis com a bola a ir de um lado ao outro do court, disputada entre os mesmos tenistas. Jannik Sinner e Carlos Alcaraz dominaram os vários torneios e os Grand Slams, alternando o primeiro lugar do ranking ATP.

Foram os únicos vencedores dos maiores torneios do ano (Open Austrália, US Open, Wimbledon e Roland Garros), tendo ficado cada um com duas conquistas.

O italiano tem tido uma temporada praticamente imaculada depois de ter vencido sete das oito finais disputadas. Soube ser consistente e conseguiu gerir o corpo e a mente a seu favor, levando a que conquistasse uma vantagem alargada para o segundo classificado do ranking mundial. Só esta época já venceu: Open Austrália e US Open, Masters 1000 de Miami, Cincinnati e Xangai e ATPs 500 de Roterdão e Halle.

Já Carlos Alcaraz não teve a mesma estabilidade e vacilou em alguns momentos, parecendo por vezes que a mentalidade não estava no seu melhor nível. Ainda assim, foi o segundo tenista que mais conquistou no calendário ATP e chegou a apresentar-se na sua melhor forma, mesmo que por pouco tempo. Venceu os outros dois títulos de Grand Slam: Roland Garros e Wimbledon. Para além disso, levantou mais troféus como o Masters 1000 de Indian Wells, o ATP 500 de Pequim e a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O outro peso pesado do mundo do ténis ocupa o 5.º lugar do ranking, de seu nome Novak Djokovic, e tem estado em segundo plano esta temporada, já que ainda não levantou nenhum troféu ATP. O sérvio perdeu a final de Wimbledon para Alcaraz, mas arrecadou o único título que faltava na sua galeria de prémios: ouro olímpico conquistado nos Jogos de Paris 2024.

O adeus de um dos melhores de sempre:

Já se sabia que a carreira de Nadal estava perto do fim, mas a despedida continua a parecer inesperada porque ninguém conta que um dos melhores tenistas ponha fim a um percurso glorioso. Depois de muitas lesões e de uma evidente redução das capacidades físicas, o espanhol decidiu anunciar a data para a sua retirada e é já este mês. Será na Taça Davis, que Rafa se irá despedir dos courts, numa competição onde irá representar o seu país.

A Taça Davis será em Málaga, entre 19 e 24 de novembro, e vai reunir os oito melhores países num torneio que deverá incluir uma homenagem em solo espanhol ao veterano da casa.

O que esperar do último grande torneio da temporada?

O ATP Finals acontece este fim de semana, entre os dias 10 e 17 de novembro, e é um dos torneios mais aguardados da temporada.

O torneio reúne os oito tenistas mais bem classificados no ranking ATP. Neste caso, vai contar com Jannik Sinner, Alexander Zverev, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Taylor Fritz, Casper Ruud, Alex de Minaur e Andrey Rublev.

Novak Djokovic vai ficar de fora, depois de ter anunciado a sua ausência depois de uma lesão, falhando assim o final da temporada

O grande favorito a vencer em Turim é o número um do mundo e não se deve à sua posição no ranking mundial. O italiano tem feito mais uma temporada impressionante e, se estiver na sua melhor disponibilidade física, será o adversário mais temível.

Outro tenista que pode apresentar-se numa boa forma é Alexander Zverev, depois de ter vencido recentemente o Masters 1000 em Paris. O alemão ultrapassou Carlos Alcaraz e é o segundo classificado da tabela mundial e pode chegar a Turim com a confiança renovada.

No entanto, Carlos Alcaraz mantém-se como um oponente perigoso porque qualidade não lhe falta para ser imprevisível e praticar o seu melhor ténis a qualquer momento, sem que seja expectável.

A edição do ATP Finals deste ano vai ser atípica, na medida em que será a primeira vez que não irá contar com a presença de Federer, Djokovic ou Nadal.