O tenista português Gastão Elias, 121.º jogador mundial, perdeu hoje a final do ‘challenger’ de Montevideu, em terra batida, ao cair face ao anfitrião Pablo Cuevas, 38.º.

Cuevas, o primeiro cabeça de série do torneio, venceu o número 2 luso, que era o 57.º da hierarquia há pouco mais de um ano (a 24 de outubro de 2016), em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-4 e 6-3, num embate que durou uma hora e 26 minutos.

O uruguaio entrou melhor no primeiro ‘set’ e quebrou o serviço ao português no terceiro jogo, mas o tenista luso respondeu no oitavo, empatado o parcial a quatro. No jogo seguinte, Cuevas logrou, porém, novo ‘break’, para fechar no seu serviço.

No segundo parcial, Cuevas voltou a ‘quebrar’ o jogador luso no terceiro jogo e, depois, controlou o embate até final, para fechar com nova quebra de serviço, ao nono jogo.

Gastão Elias falhou, assim, o que seria o seu oitavo título em torneios da categoria ‘challenger’, na 17.ª final da carreira e terceira em 2017, com derrota em Barletta (Itália) e vitória em Campinas (Brasil), a 08 de outubro.

O tenista luso já tinha perdido com Cuevas nos oitavos de final da edição de 2015 do torneio uruguaio, mas, depois disso, havia empatado o confronto direto, ao vencer, em 2016, nos ‘oitavos’ do torneio de Umag, na Croácia.