O tenista português João Sousa, 58.º jogador mundial, qualificou-se hoje para a segunda eliminatória do torneio de Paris, o último Masters 1.000 da temporada, ao bater o italiano Paolo Lorenzi, 41.º.

Em embate da ronda inaugural, João Sousa bateu Lorenzi em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-4 e 7-5, num embate que durou uma hora e 34 minutos.

O tenista luso começou melhor e chegou a 3-0 no ‘set’ inicial, mas, depois, cedeu duas vezes o serviço e ficou a perder por 4-3, para finalizar, de novo, em bom plano, ao vencer os três últimos jogos e fechar com 6-4, ao terceiro ‘set point’.

No segundo parcial, João Sousa foi o primeiro a quebrar o serviço, já no oitavo jogo, mas, ao nono, não conseguiu fechar o encontro a servir. Acabou por assegurar o triunfo ao 12.º jogo, fazendo o 7-5 no serviço de Lorenzi ao segundo ‘match point’.

Nos 16avos de final, o número 1 luso vai defrontar o argentino Juan Martin Del Potro, 13.º cabeça de série e finalista vencido no domingo do torneio de Basileia, conquistado pelo anfitrião Roger Federer.