O espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, classificou-se nesta sexta-feira para as meias-finais do torneio ATP 500 de Barcelona com uma vitória sobre o alemão Jan-Lennard Struff (51º) em dois sets, duplo 7-5.

Pouco a pouco, Nadal vai recuperando a boa forma, depois da eliminação precoce na semana passada nas meias-finais do Masters 1000 de Monte Carlo para o italiano Fabio Fognini, o que disparou o alerta a um mês de Roland Garros.

Depois de uma estreia complicada na quarta-feira diante do argentino Leonardo Mayer, Nadal teve uma partida mais tranquila na quinta contra o veterano compatriota David Ferrer, que disputava o seu penúltimo torneio antes de se aposentar.

Contra Struff, que na quinta-feira surpreendeu ao eliminar o grego Stefanos Tsitsipas (8º), Nadal teve que lidar com a resistência do alemão, mas terminou por fazer valer a sua superioridade.

Nas meias-finais, Nadal terá pela frente o austríaco Dominic Thiem (5º), que eliminou o argentino Guido Pella (28º), com os parciais de 7-5, 6-2.

A outra meias-finais será entre o russo Daniil Medvedev (14º) e o japonês Kei Nishikori (7º).

O ATP 500 de Barcelona, também conhecido como Troféu Conde de Godó, é disputado sobre terra batida e tem um prize money de 503 015 euros para o campeão.