Os principais favoritos à vitória, tantos em masculinos como em femininos, continuam a seguir em frente em Roland Garros, segundo 'Grand Slam' da temporada de ténis, cumprida que está a segunda ronda.

Apesar de não constar entre os favoritos no papel, a norte-americana Serena Williams, ex-número um, está a fazer um regresso aos 'Grand Slams' vitorioso, tendo hoje somado a segunda vitória em dois encontros, apesar de ter sentido algumas dificuldades frente à 17.ª da hierarquia mundial.

Afastada há largo tempo por ter sido mãe, Serena Williams surge em Roland Garros ainda com visíveis dificuldades físicas, aspeto que foi hoje aproveitado pela australiana Ashleigh Barty, que venceu o primeiro parcial por 6-3.

A maior experiência de Williams veio ao de cima nos 'sets' seguintes, tendo a atual 451.ª do 'ranking' WTA vencido por 6-3 e 6-4, num encontro que durou 1:48 horas.

Com o avançar do torneio as dificuldades prometem aumentar e a tarefa não se afigura fácil já para o próximo embate, no qual a norte-americana vai defrontar a alemã Julia Goerges, 11.ª do 'ranking'.

Entre as restantes favoritas em ação hoje, a romena Simona Halep, número um do mundo, venceu sem dificuldades a norte-americana Taylor Townsend, número 72 do mundo, por 6-3 e 6-1 e a espanhola Garbine Muguruza, terceira jogadora, desembaraçou-se da francesa Fiona Ferro, 257.ª da hierarquia, por 6-4 e 6-3.

Imparável está o espanhol Rafael Nadal, 10 vezes vencedor do torneio gaulês, que hoje permitiu apenas quatro jogos ao seu adversário, o argentino Guido Pella, 78.º do mundo e que eliminou o português João Sousa na primeira ronda.

O líder da hierarquia mundial venceu o sul-americano pelos parciais de 6-2, 6-1 e 6-1, num encontro que demorou apenas duas horas e cinco minutos.

O argentino ainda fez uma entrada surpreendente, quando chegou no primeiro jogo a deter uma vantagem de 0-40, dispondo de três bolas de 'break', mas o maiorqui8no respondeu e entrou no jogo, não dando mais qualquer hipótese ao sul-americano.

Na próxima ronda, Nadal vai defrontar o francês Richard Gasquet, 32.º do mundo. No primeiro embate entre ambos na terra parisiense, o espanhol saiu vencedor claramente (6-4, 6-3 e 6-2), em encontro da terceira ronda da edição de 2005, a qual viria ser a primeira conquistada por Nadal.