A norte-americana Coco Gauff, de 15 anos, qualificou-se para os quartos de final do torneio de Linz, na Áustria, e tornou-se na primeira tenista a conseguir essa façanha tão jovem desde 2005.

Gauff, que na próxima semana vai entrar no Top 100 do ranking feminino de ténis pela primeira vez, superou a ucraniana Kateryna Kozlova, que teve que abandonar o jogo lesionada quando perdia por 4-6, 6-4 e 2-0.

"Era um objectivo (chegar ao top 100). Em janeiro, eu mandei uma mensagem a um amigo a dizer que queria terminar o ano no top 100 quando eu deveria estar em 800ª. Era um objetivo absurdo mas eu estou feliz de ter conseguido atingi-lo", afirmou no site da WTA a tenista nascida em Delray Beach, que começou o ano de 2019 como 685ª no ranking mundial.

Com 15 anos e 214 dias, Gauff tornou-se a tenista mais jovem a alcançar os quartos de final de uma competição WTA desde que a búlgara Sesil Karatancheva conseguiu o feito inédito no torneio de Gold Coast (na Austrália) em janeiro de 2005, com 15 anos e 153 dias.

Também nesta ronda, a holandesa Kiki Bertens, primeira cabeça de série, classificou-se para a segunda fase. Já a alemã Julia Görges (número 5) perdeu para a compatriota Andrea Petkovic e foi eliminada.