A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) está a promover uma campanha, ‘Trata o Ténis por tu’, que inclui uma aula gratuita, com o objetivo de aumentar o número de praticantes e divulgar os benefícios da modalidade.

A iniciativa da FPT, que vai decorrer até 15 de novembro, contempla uma aula experimental num dos mais de 200 clubes de ténis de norte a sul do país, inclusive ilhas, que poderá ser agendada através da plataforma jogatenis.pt.

“Num momento em que os cidadãos começam a retomar as suas atividades normais, a FPT pretende desmistificar a prática do ténis e mostrar que este é um desporto que, além de estar ao alcance de todos, traz também benefícios para a saúde”, começa por afirmar o presidente da FPT, Vasco Costa.

Além de acreditar ser uma oportunidade para aproximar a modalidade de novos praticantes e fazer regressar antigos jogadores, o dirigente defende ainda que o ténis é uma modalidade segura em tempos de pandemia, como a covid-19, uma vez que “é praticado ao ar livre, tem um grande distanciamento e a retoma tem sido positiva”.

“O ténis foi das primeiras modalidades a retomar, depois do confinamento obrigatório, por ser considerada de baixo risco e, desde logo, começámos a verificar um crescimento no número de praticantes, o que prova que se trata de um desporto seguro. Com esta iniciativa a nível nacional, pretendemos chegar principalmente aos que nunca experimentaram a modalidade e desmistificar a ideia de que o ténis não é para todos, atraindo novos praticantes de todas as idades, classes sociais e regiões do país”, reforça.

O incremento na prática do ténis desde a retoma, após o confinamento devido ao novo coronavírus, segundo dados recolhidos pela FPT junto dos clubes, ronda de uma forma global os 30 por cento, quer em alugueres de campos, quer em aulas.