O tenista português Gastão Elias deu hoje um passo importante rumo ao quadro principal do Open dos Estados Unidos, último ‘major’ da temporada, após bater o norte-americano Ulises Blanch na penúltima ronda da fase de qualificação.

Com uma exibição sólida, o jogador natural da Lourinhã, 233.º colocado no ‘ranking’ mundial, garantiu o passe para a última jornada do ‘qualifying’ com um triunfo diante o jovem da casa, 252.º classificado na hierarquia ATP, em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-4 e 6-3.

De regresso aos torneios do Grand Slam, desde a última presença em Wimbledon, em 2018, o representante nacional, de 30 anos, aproveitou os três ‘set points’ que dispôs para fechar favoravelmente, no décimo jogo, o parcial inaugural.

Apesar de ter enfrentado um ponto de ‘break’ no primeiro jogo do segundo parcial, Gastão Elias reagiu bem e, no quarto jogo, passou para a frente do marcador (3-1), segurando a vantagem até selar a vitória ao fim de uma hora e 26 minutos.

Uma vez ultrapassado o norte-americano, de 23 anos, o único sobrevivente português na fase de qualificação do ‘major’ norte-americano (após as eliminações de Pedro Sousa, João Sousa, Frederico Silva e João Domingues), vai defrontar no encontro de acesso ao quadro principal o eslovaco e 18.º cabeça de série Alex Molcan (138.º ATP).