O tenista russo Daniil Medvedev, número dois mundial, continua a dominar no Open dos Estados Unidos, último ‘major’ da temporada, e qualificou-se para os oitavos de final, enquanto o espanhol Carlos Alcaraz eliminou o grego Stefanos Tsitsipas.

Com uma exibição muito sólida no Louis Armstrong Stadium, em Nova Iorque, o vice-campeão do torneio norte-americano do 'Grand Slam' eliminou o veterano Pablo Andujar, de 35 anos, 74.º classificado no ‘ranking’ ATP, em três sucessivos ‘sets’, com os parciais de 6-0, 6-4 e 6-3, ao cabo de uma hora e 56 minutos.

Graças ao triunfo sobre o espanhol, após concretizar 75% de pontos no seu primeiro serviço, o campeão do Masters 1.000 de Toronto garantiu, pela terceira vez, a passagem à quarta ronda em Nova Iorque e um embate com o britânico Daniel Evans, após a vitória deste sobre o australiano Alexei Popyrin em cinco parciais, por 4-6, 3-6, 6-3, 6-4 e 7-6 (7-1).

Ao contrário do moscovita, de 25 anos, o grego Stefanos Tsitsipas, número três na hierarquia ATP, enfrentou um duro teste na terceira ronda e não conseguiu passar pelo jovem espanhol Carlos Alcaraz (55.º ATP), de 18 anos, que se está a estrear no quarto ‘major’ da época e hoje registou 61 'winners' e 48 erros não forçados no Arthur Ashe Stadium.

Num embate muito bem disputado, Alcaraz levou a melhor em cinco partidas, por 6-3, 4-6, 7-6 (7-2), 0-6 e 7-6 (7-5), ao fim de quatro horas e 11 minutos, e tornou-se no mais jovem tenista a marcar presença nos oitavos de final de um torneio do 'Grand Slam', desde Andrei Medvedev em Roland Garros, em 1992.

Uma vez eliminado o helénico, de 23 anos, o campeão do ‘challenger’ de Oeiras 3 e do ATP 250 de Umag vai jogar com o alemão Peter Gojowczyk (141.º ATP), que nunca havia logrado passar da segunda ronda em Flushing Meadows, na luta por uma vaga nos quartos de final.

Na competição feminina, a ucraniana Elina Svitolina, quinta colocada no ‘ranking’ WTA, superou facilmente a russa Daria Kasatkina, por 6-4 e 6-2, para garantir o regresso aos oitavos de final em Flushing Meadows pela quarta vez na carreira.

Enquanto Svitolina, semifinalista em Nova Iorque em 2019, vai ter como próxima adversária a romena e antiga número um mundial, Simona Halep, que derrotou a cazaque Elena Rybakina, por 7-6 (13-11), 4-6 e 6-3, a espanhola Garbiñe Muguruza vai medir forças com a checa Barbora Krejcikova, campeã de Roland Garros.

Muguruza (10.ª WTA) precisou de três ‘sets’ para se impor à bielorrussa Victoria Azarenka, três vezes finalista do Open dos Estados Unidos, a última das quais em 2020, mas, pelos parciais de 6-4, 3-6 e 6-2, manteve-se em jogo e vai repetir a presença na quarta ronda registada em 2017.