Arranca esta sexta-feira mais uma edição do Estoril Open. A prova portuguesa, que faz parte do circuito ATP, volta a ter um cartaz de luxo, com nomes como o grego Stefanos Tsitsipias (10.º do ranking ATP), o italiano Fabio Fognini (12.º), o francês Gael Monfils (18.º), além do português João Sousa, vencedor da prova no ano passado.

Em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto, João Zilhão, diretor do Estoril Open, mostrou-se satisfeito com o quadro de atletas. Apesar de este ser um torneio ATP 250, o mais baixo do circuito mundial de ténis, a prova portuguesa tem conseguido atrair nomes sonantes. Zilhão explica como se convence atletas de alto gabarito a marcar presença na prova.

"Os argumentos vão para lá da componente financeira. Conseguimos dar bons argumentos a nível de hotelaria, damos várias regalias aos jogadores e aos seus treinadores e famílias, com motoristas prontos para levarem as famílias dos tenistas a conhecerem a região. Conseguimos oferecer também boas regalias a nível gastronómico, hospitalidade, amabilidade das pessoas que ajudam na organização da prova. Tudo junto acaba por ser muito apelativo", explica o diretor do torneio.

Neste momento faltam distribuir um 'wild card' para o quadro principal e dois para o 'qualifying'. Para o 'qualifying', há vários nomes em perspectiva, como é o caso dos português Gastão Elias.

Depois de João Sousa ter feito história na edição de 2018, ao tornar-se no primeiro português a vencer a prova, Zilhão espera que o feito do tenista vimaranense possa levar mais público ao corte principal do Centro de Ténis do Estoril para apoiar João Sousa mas também os outros portugueses que vão estar em prova.

De fora estará Kevin Anderson. O sul-africano, que era cabeça-de-série do torneio, contraiu uma lesão grave, pelo que não vai poder exibir o seu ténis no Estoril. Mas Kevin Anderson deverá marcar presença juntamente com a mulher e... o cão, uma vez que adora Portugal. João Zilhão já lhe endereçou o convite para vir passear em Portugal, falta o 'sim' do sul-africano.

A quinta edição do Estoril Open arranca no sábado com o ‘qualifying’, prosseguindo com o quadro principal, entre segunda-feira e 05 de maio.