O suíço Stanislas Wawrinka e o espanhol David Ferrer, respetivamente campeão e vice-campeão em título do Portugal Open, passaram hoje à quarta ronda do Open da Austrália em ténis, a decorrer em Melbourne.

O tenista suíço, oitavo cabeça-de-série, beneficiou da desistência do canadiano Vasek Pospisil (28.º pré-designado), enquanto David Ferrer derrotou o francês Jérémy Chardy (29.º) em três "sets", pelos parciais 6-2, 7-6 (7-5) e 6-2.

Wawrinka vai enfrentar na ronda seguinte o espanhol Tommy Robredo (17.º cabeça-de-série), que hoje eliminou o 9.º pré-designado, o francês Richard Gasquet em quatro "sets": 2-6, 7-5, 6-4 e 7-6 (8-6).

Gasquet, finalista do Portugal Open em 2007 e 2012, esteve a ganhar 4-1 no "set" decisivo, mas concedeu cinco jogos consecutivos e ainda perdeu o "tie-break".

Numa ronda em que os tenistas jogaram mais uma vez com temperaturas acima dos 40 graus, no quadro feminino a cabeça-de-série número 4, a chinesa Li Na, esteve muito perto de regressar a casa.

Na reedição da final do Portugal Open (na altura Estoril Open) de 2005, a chinesa acabou por desforrar-se da checa Lucie Safarova, mas começou por perder o primeiro "set" por 1-6 e foi forçada a um "tie break" no segundo, ganhando por 7-5 (7-2).

No "set" decisivo, Li Na ganhou por 6-3 e apurou-se para a quarta ronda.

Noutras partidas da jornada de hoje, a número 1 mundial Serena Williams derrotou a eslovaca Daniela Hantuchova por duplo 6-3, enquanto a sérvia Ana Ivanovic afastou a australiana Samantha Stosur por 6-7 (8-10), 6-4 e 6-2.

Com o termómetro a atingir os 43,4 graus Celsius em Melbourne Park, a organização interrompeu novamente as partidas que se disputavam nos "courts" exteriores (tal como tinha feito na quinta-feira) durante cerca de quatro horas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.