O suíço Stanislas Wawrinka apurou-se hoje para as meias-finais do torneio Masters 1000 de Roma em ténis, ao derrotar o espanhol Rafael Nadal por 7-6 (9-7) e 6-2, ao cabo de duas horas e cinco minutos de encontro.

O primeiro ‘set’ foi uma autêntica ‘batalha’ dominada pelo equilíbrio. Com ambos os tenistas a quebrarem por duas vezes o jogo de serviço do adversário, Wawrinka, nono do ‘ranking’ ATP, acabou por ser mais forte no ‘tie-break’, mas só depois de salvar quatro ‘set-points’, quando o maiorquino, sétimo da hierarquia, liderava por 6-2.

A reviravolta no jogo de desempate pareceu afetar o espanhol, que não mais conseguiu jogar um ténis ao nível da primeira partida.

A consistência de Wawrinka do fundo do ‘court’, fundamental na vitória de hoje, acabou por se aliar a um número de erros não forçados anormalmente elevado no jogo do espanhol, que, no segundo parcial, consentiu duas quebras de serviço.

Na primeira oportunidade, com o resultado em 5-2, o suíço não vacilou e fechou a segunda partida com o parcial de 6-2, deixando assim pelo caminho o vice-campeão da edição de 2014.

Wawrinka jogará um acesso à final com o compatriota Roger Federer, frente ao qual venceu apenas dois dos 17 encontros anteriores.

Na outra meia-final, o sérvio Novak Djokovic, vencedor do torneio em 2014 e número um mundial, enfrenta o espanhol David Ferrer.