O veleiro dos Emirados Árabes Unidos Abu Dhabi venceu hoje em “casa” a regata ao largo do porto local que antecede a terceira etapa da Volvo Ocean Race, prova à volta do Mundo com escalas, que terá passagem por Portugal.

O “skipper” britânico Ian Walker foi o mais forte na “in-port race” de Abu Dhabi, impondo-se ao veleiro Groupama, liderado pelo Franck Cammas, e ao Camper, do “skipper” neozelandês Chris Nicholson, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O veleiro Telefonica, liderado pelo espanhol Iker Martinez, manteve o comando da classificação geral, com 68 pontos, mas viu aproximarem-se os perseguidores Camper (62) e o Groupama (47), depois de ter concluído a prova de hoje na quinta posição.

Comandado pelo neozelandês Mike Sanderson, o Sanya, que sofreu uma avaria na segunda etapa, não participou na regata de Abu Dhabi e aguarda pelos restantes concorrentes num porto secreto no oceano Índico, do qual partirá a terceira etapa, precisamente rumo a Sanya, na China.

O cinco monocascos de 70 pés (21,50 m) deixam Abu Dhabi no sábado em direção a Sharjah, também nos Emirados Árabes Unidos, onde serão embarcados num navio que os levará ao referido porto. Tal como haviam feito na segunda etapa, os organizadores neutralizaram parte do percurso, tentando desta forma evitar eventuais ataques piratas.

As primeiras embarcações da Volvo Ocean Race são esperadas em Lisboa a 31 de maio e a largada para a “perna” até Lorient acontecerá a 10 de junho, em frente a Belém. A “in-port race” realiza-se em 09 de junho no rio Tejo, entre Pedrouços e o Terreiro do Paço.