O veleiro suíço Alinghi conquistou domingo a etapa de Lisboa da Extreme Sailing Series, numa última regata em que a Red Bull Sailing Team ‘roubou’ o terceiro lugar à Oman Air, que somava pódios nas seis provas anteriores.

Na 23.ª e última regata na capital lusa, palco durante quatro dias do sétimo de oito ‘atos’ do campeonato, a equipa austríaca saltou para o último lugar do pódio depois do oitavo posto do conjunto de Omã.

No campeonato, e com apenas uma etapa por cumprir, em Sydney, a Oman Air passou a contar apenas mais dois pontos do que a Alinghi (79 contra 77), sendo que a Red Bull Sailing Team também está na luta pelo título, com 73, no terceiro posto.

Em Lisboa, com a equipa da casa, a Sail Portugal – Visit Madeira, no oitavo lugar, o veleiro Alinghi dominou as operações por completo, terminando com 252 pontos, mais 10 do que os franceses Norauto, um dos três ‘wild-cards’ que competiram nas águas do rio Tejo.

Com a ultrapassagem na última regata, o veleiro austríaco fechou no terceiro posto, com 223 pontos, contra 212 da equipa de Omã.

“Lisboa foi um grande palco, um grande evento e temos que dar os parabéns à Alinghi, que esteve em grande e demonstrou ser a melhor equipa do momento”, disse o norte-americano Morgan Larson, líder da Oman Air.

A equipa de Omã viu a liderança do campeonato encurtar, depois do terceiro triunfo dos suíços, mas está pronta para responder na última prova: “Temos muito trabalho pela frente para alcançar o seu nível, mas vamos lutar por isso”.

Os portugueses, com Diogo Cayolla na liderança, totalizaram 153 pontos, depois de conseguirem uma incrível reparação da embarcação durante a noite, após uma colisão, e conseguirem participar no último dia de regatas.

“Este ano, como tive oportunidade de afirmar, é um ano que definimos para aprendizagem e temos muito ainda para evoluir, mas penso que merecíamos mais um bocadinho. Perdemos três regatas com a colisão de sábado, que podia ter sido evitada pela equipa americana”, disse Cayolla.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.