O veleiro Brunel liderava a sétima etapa da Volvo Ocean Race às 22:40 de hoje e estava a 92 milhas náuticas de Lisboa, aonde se prevê que o primeiro barco chegue perto das 05:00 da manhã de quarta-feira.

Comandado pelo holandês Bouwe Bekking, o Brunel seguia com uma vantagem de seis milhas náuticas sobre o espanhol Mapfre, cujo 'skipper' é Iker Martínez, enquanto o veleiro chinês Dongfeng, liderado pelo francês Charles Chaudrelier, se mantinha em terceiro, a 11 milhas do líder.

Líder da regata à volta do mundo, o Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, comandado pelo britânico Ian Walker, estava na quarta posição, a 123 milhas de Lisboa, e com um ligeiro avanço sobre o projeto turco-americano Alvamedica, de Charlie Enright.

Na sexta e última posição da etapa, que saiu a 17 de maio de Newport, nos Estados Unidos, vinha o sueco SCA, que tem uma tripulação exclusivamente feminina comandada pela britânica Sam Davies.

A sétima etapa da Volvo Ocean Race termina em Lisboa, onde a frota ficará até 07 de junho.

Com seis das nove etapas disputadas, o Abu Dhabi lidera com 11 pontos, à frente menos de Dongfeng (17), Brunel (21), Alvimedica e Mapfre (24) e SCA (26).

Na última posição segue o Vestas (52), que não concluiu a segunda regata, mas que retomará a prova em Lisboa, depois de concluídas as reparações no barco.