Os velejadores portugueses Diogo Pereira e Manuel Macedo hipotecaram hoje as esperanças de conquistar o pódio na classe 420 dos Campeonatos do Mundo da Juventude ISAF 2014, que decorrem em Tavira, caindo para o quarto lugar.

Com um dia mau, a contrastar com as vitórias registadas na quarta-feira, a dupla portuguesa obteve os 18.º e oitavo lugares, caindo para a quarta posição, pelo que terá de arriscar na regata que falta para poder aspirar ao pódio.

No setor feminino, as espanholas Silvia Mas Depares/Marta Davila Mateu já se sagraram campeãs, enquanto as lusas Teresa Camelo e Helena Olivera estão no 18.º posto, a uma regata do fim.

Em Laser Radial masculino, o espanhol Joel Rodriguez assumiu diretamente a liderança, relegando o irlandês Seafra Guilfoyle, que liderou durante a semana, para o terceiro lugar, atrás de Ryan Lo, de Singapura. O português Santiago Sampaio desceu uma posição e é 21.º da geral.

No feminino, a espanhola Martina Reino Cacho e a norte-americana Haddon Hughes seguraram as duas primeiras posições e a suíça Maud Jayet é agora terceira, enquanto a lusa Carolina João, com duas boas regatas, subiu sete posições e é 18.ª.

Na classe de SL16, o pódio segue igual, com os franceses Flament/Dorange cada vez mais perto do título, seguidos pelos espanhóis Ferrando/Ferrando e pelos brasileiros Kim Vidal/António Lopes. Os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira estão no 14.º posto.

Uma desqualificação na primeira regata do dia custou aos franceses Yrieix/Guillou a liderança nos 29er, beneficiando os norte-americanos Wilson/Gibbs, que subiram ao primeiro posto, seguidos dos gauleses e dos neo-zelandeses Somerville/Mchardie (NZL). Os portugueses Francisco Maia/Rui Oliveira continuam no 20.º lugar.

A classe RS:X voltou hoje ao mar depois de um dia de descanso, com o israelita Yael Paz a conservar o primeiro posto, segundo do italiano Mattia Camboni, segundo, e do russo Evgenii Aivazian, terceiro. No setor feminino, a luta está ao rubro com apenas um ponto de diferença entre as duas primeiras. A chinesa Shi Hongmei passou a russa Stefaniya Elfutina, enquanto a italiana Marta Maggetti é terceira. O representante português nas pranchas, Frederico Rodrigues, subiu para o 20.º lugar.