No segundo dia da fase final do europeu de 49er, a dupla portuguesa completou as quatro regatas em sexto, sexto, 18.º e nono, resultados que fizeram com que saísse do “top 10” da frota de ouro. Os neo-zelandeses Peter Burling e Blair Tuke são os novos líderes.

Na mesma classe, a dupla lusa Bernardo Freitas e Francisco Andrade subiu ao 27.º posto da geral, depois de na quinta-feira ter ficado no 31.º lugar.

Nos europeus de RS:X, o vento tardou em aparecer em Brest, França, e só ao final da tarde foi possível a realização das duas regatas do grupo de ouro.

O velejador madeirense João Rodrigues ocupa agora a 22.ª posição da geral, depois de obter um 24.º e um 23º nas duas regatas. Pedro Moura, que é 73.º na frota de prata, e os juniores Frederico Rodrigues e Guilherme Marques, 56.º e 60.º do seu escalão, viram as suas regatas canceladas.

Nos europeus de Optmist, que decorrem no lago Balaton, na Hungria, realizaram-se quatro regatas. A velejadora do Sport Club do Porto Ana Catarino mantém-se como a melhor portuguesa em prova, no 43.º lugar, seguindo-se Francisca Pinho no 55.º e Mafalda Paquete no 92.º.

Na geral masculina de Optmist, João Bolina é 36.º, Martim Sancho 38.º, Afonso Rodrigues 53.º e Sebastião Rebolo termina a representação portuguesa no 126.º posto.