O quarto dia da participação de Portugal no Campeonato do Mundo de 470 em vela, a decorrer em Haifa, Israel, ficou marcado pela subida de duas duplas masculinas, enquanto a equipa feminina manteve o seu posto.

No sector masculino, a dupla António Matos Rosa e João Matos Rosa subiram sete popsições, para o 36.º lugar da classificação geral, tendo ficado em oitavo e quarto nas duas regatas disputadas.

A dupla João Vilas Boas e Miguel Nunes ficou em 10.º e 11.º, o que lhe permitiu uma subida de cinco ‘degraus’, para o 42.º lugar da geral, enquanto Diogo Pereira e Manuel Macedo mantêm o 49.º posto ao conquistarem o 23.º e 15.º lugar.

Os suecos Anton Dahlberg e Fredrik Bergstrom são os líderes da geral, em igualdade pontual com os croatas Sime Fantela e Igor Marenic, mantendo uma distância de dois pontos sobre os terceiros classificados, os australianos, atuais detentores do título, Mathew Belcher e Will Ryan.

No quadro feminino, Sara Carmo e Matilde Pinheiro de Melo continuam na 39.ª posição, depois de terem ficado em 38.º e 19.º

As atuais campeãs do mundo, as austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar estão na frente em igualdade pontual com as britânicas Hanna Mills e Saskia Clark.

As britânicas Hanna Mills e Saskia Clark estão na primeira posição, à frente das atuais campeãs do mundo, as austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar, e a completar o pódio estão as francesas Camille Lecointre e Helene Defrance.

O Mundial, que se disputa até ao próximo sábado, é qualificativo para os Jogos Olímpicos Rio2016, estando ainda em discussão seis vagas no setor masculino e três no setor feminino.